Ministério da Saúde autoriza repasse de R$ 50.634.318,00 a 41 entes para Atenção Especializada
O Ministério da Saúde, por meio da Portaria GM/MS nº 11.700, de 23 de junho de 2026, autorizou o repasse de R$ 50.634.318,00 do Fundo Nacional de Saúde a 41 entes federados – estados, Distrito Federal e municípios – para custeio temporário da Atenção Especializada à Saúde.
O anexo da portaria lista 41 propostas, totalizando o valor mencionado, distribuídas entre 17 unidades da federação. Os recursos decorrem de emendas parlamentares destinadas ao incremento temporário do custeio desses serviços.
A transferência será realizada em parcela única, mediante processos no sistema InvestSUS, e os fundos serão repassados aos respectivos Fundos de Saúde. A prestação de contas deverá ocorrer por meio do Relatório Anual de Gestão, aprovado pelos Conselhos locais de saúde.
Os destaques das fontes oficiais, toda semana no seu email.
Inscrição imediata, sem etapa de confirmação. Cancele quando quiser, com um clique.
Ao enviar, você é inscrito no boletim imediatamente. Enviamos um email confirmando a inscrição, com um link para cancelar caso não tenha sido você.
A medida visa garantir a continuidade e a ampliação de serviços de saúde especializados, atendendo a demandas pontuais dos municípios e estados beneficiados, o que pode melhorar o acesso da população a tratamentos de maior complexidade.
Fonte oficial: Diário Oficial da União (ver publicação)