Gabinete do Ministro da Saúde autoriza repasse de R$ 38,938,390 a 36 municípios
O Gabinete do Ministro da Saúde, por meio da Portaria GM/MS nº 11.708, de 25 de junho de 2026, autoriza o repasse de R$ 38.938.390,00, provenientes do Fundo Nacional de Saúde, a 36 municípios de diversas unidades da federação.
Os recursos destinam‑se ao incremento temporário do custeio dos serviços de Atenção Especializada à Saúde, com base em emendas parlamentares. Cada ente federado receberá o valor especificado na tabela anexa, como, por exemplo, R$ 10.000.000,00 para Santana do Ipanema (AL) e R$ 5.000.000,00 para Valparaíso de Goiás (GO).
As propostas serão processadas no sistema InvestSUS, disponível no portal fns.saude.gov.br, e o Fundo Nacional de Saúde efetuará a transferência em parcela única aos respectivos Fundos de Saúde, conforme as instruções da Secretaria Finalística. A prestação de contas será feita por meio do Relatório Anual de Gestão, aprovado pelos Conselhos locais de saúde.
Os destaques das fontes oficiais, toda semana no seu email.
Inscrição imediata, sem etapa de confirmação. Cancele quando quiser, com um clique.
Ao enviar, você é inscrito no boletim imediatamente. Enviamos um email confirmando a inscrição, com um link para cancelar caso não tenha sido você.
A medida amplia a capacidade de atendimento especializado nos municípios beneficiados, contribuindo para a melhoria do acesso da população a serviços de saúde de maior complexidade, ainda que de forma temporária.
Fonte oficial: Diário Oficial da União (ver publicação)